Quanto tempo os seus produtos duram na prateleira? Será que eles poderiam ter uma validade maior? Se você ainda não se fez essas perguntas, está na hora de pensar no assunto. Afinal, o período de vida útil dos alimentos — ou shelf life — influencia os ganhos ou as perdas de sua indústria.
Mas o que interfere na vida útil dos produtos alimentícios? Diversos fatores, incluindo a escolha de bons ingredientes e o manuseio do alimento durante o processo de produção. Por esse motivo, é fundamental dar atenção às boas práticas do setor produtivo, visando não apenas a aumentar o shelf life dos itens alimentícios, mas também, oferecer o melhor aos consumidores.
Neste post, explicamos o que é shelf life, como calculá-lo e sua importância para a indústria de alimentos. Entenda!
O que é shelf life?
Nada mais é que a vida útil do alimento na prateleira. Popularmente, é chamado de prazo de validade. Trata-se do período em que o produto se mantém seguro para o consumo, pois suas características — físicas, químicas, sensoriais e funcionais — permanecem inalteradas.
O shelf life de um produto inicia na data de fabricação. Durante o tempo de vida na prateleira, o alimento concentra os nutrientes informados na rotulagem. Além disso, pode ser consumido com segurança, isto é, sem causar riscos à saúde por infecção alimentar, por exemplo.
Como calcular a vida útil do alimento?
Para determinar o shelf life de um alimento, é preciso levar em conta fatores como as características do processo de produção e a escolha e manipulação dos ingredientes durante a fabricação. Mas atenção: não é preciso que ele esteja estragado para decretar o fim de sua vida útil.
Se o alimento perder o sabor característico ou, até mesmo, sofrer alterações no aroma, na textura e na cor, significa que o tempo de vida de prateleira chegou ao fim. Sendo assim, os aspectos sensoriais contam muito na hora de calcular o shelf life. A pergunta que você deve fazer é: até que ponto o alimento que ofereço se mantém vendável?
Por que alguns produtos duram mais que outros?
Fatores intrínsecos e extrínsecos influenciam o prazo de validade dos alimentos. As propriedades físico-químicas, ou seja, que são de natureza do produto, podem determinar um shelf life menor ou maior. Estamos falando de aspectos como os nutrientes, a atividade da água, a presença de oxigênio, o valor de pH, a acidez total e o uso de conservantes durante a produção.
Entretanto, não podemos negar que os fatores externos também impactam diretamente o shelf life. Entram nessa categoria a exposição à luz, a temperatura, a pressão, a composição da atmosfera no interior da embalagem e o tratamento térmico posterior (cozimento ou reaquecimento antes do consumo, por exemplo). As condições de transporte e armazenagem também afetam o tempo de vida útil do produto.
Agora, você sabe o que é shelf life e o que determina o tempo de prateleira de um produto. Por fim, é importante destacar que o prazo de validade pode ser estendido por sua indústria se algumas medidas forem tomadas, como o cumprimento à risca das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a escolha adequada das embalagens alimentícias, como as oferecidas pela VdB. Pense nisso!
Fonte: Volk do Brasil