O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira está em sua 22ª edição e tem como objetivo principal eleger as embalagens que se destacam como ícones de excelência no mercado brasileiro.
O Prêmio ressalta, entre outros aspectos:
Inovação: criatividade; diferenciação tecnológica; forma; material; processo.
Funcionalidade: ergonomia; sistema de abertura e fechamento; empilhamento; utilização e aproveitamento do produto; transporte; forma e estrutura.
Qualidade: segurança; resistência; matérias-primas utilizadas; impressão.
Apelo de venda: objetividade de posicionamento do produto em sua categoria.
Atratividade: boa relação entre design gráfico e design estrutural.
Sustentabilidade: eficiência dos processos de produção e distribuição, otimização dos recursos naturais, proteção eficiente do produto e a otimização do seu uso, aplicação da simbologia técnica, entre outros pontos que compõem as “Diretrizes de Sustentabilidade” publicada pela ABRE.
Por meio da premiação do troféu OURO, PRATA e BRONZE, o Prêmio ABRE confere aos vencedores o mérito pela excelência no desenvolvimento da embalagem, promovendo a valorização nacional e internacional das empresas envolvidas e suas embalagens.
Conheça alguns Vencedores Ouro do ano de 2021:
Empresa vencedora: Valgroup
Brand owner: Danone
A garrafa é fabricada com 100% de material reciclado a partir de galões 10L/20L da linha Bonafont Re.torna em seu fim de vida. Não há rótulo, o que aumenta a eficiência na linha de reciclagem por não ser necessário a remoção do rótulo e cola. Por fim, a tampa é de origem verde.
Empresa vencedora: Camargo Embalagens
Brand owner: CASA feito brasil
A repaginação da linha Dom Tropical proporcionou o engajamento da marca com os seus consumidores que são atentos aos impactos da cadeia produtiva no meio ambiente. Naturalmente trouxe mais visibilidade e aumento nas vendas.
Empresa vencedora: Grupo Boticário
Brand owner: Grupo Boticário
O design seguiu o mesmo dos outros itens de linha, extremamente sofisticado remetendo a uma joia. Elysée Succés foi o primeiro produto brasileiro a trazer a tecnologia de pintura interna. A pintura aplicada na superfície interna do frasco é uma tecnologia que explora a profundidade e distribuição do vidro, a espessura das paredes e fundo do frasco proporcionando um efeito visual tridimensional.
Fonte: abre.org