Antes de mais nada, neste artigo serão abordados alguns estilos de ilustração com ótimos potenciais de agregação de valor aos rótulos adesivos para cervejas artesanais e algumas características de embalagens.
Gravuras têm impacto em rótulos adesivos para cervejas artesanais
Em primeiro lugar, a gravura é uma linguagem visual ímpar que tem um resultado surpreendente.
O impacto desse tipo de ilustração sempre traz uma atmosfera rústica que ajuda a traduzir as características artesanais da bebida.
Esse estilo de ilustração se encaixa muito bem para agregar valor a rótulos adesivos para cervejas artesanais de linhas mais diferenciadas de uma cervejaria. Bem como, a utilização de papéis diferenciados agregam valor ainda maior ao rótulo.
A cervejaria Treze de São Paulo, a cearense Luzterr e coletivo Minore do Rio Grande do Sul utilizaram a técnica através do trabalhos de artistas convidados.
1- Cervejaria Treze collab Dum Cervejaria por Vanessa Carpenezi, 2 – Cervejaria Luzterr por Gustavo Diogeness, 3 – Coletivo Minore por Ana Paula Zonta
Beba local com a cultura local
O conhecido termo “beba local”, utilizado por microcervejarias, enfatiza a valorização de produtos da própria região e a possibilidade de consumi-los de forma fresca. Este termo ganha ainda mais ressonância quando a comunicação do rótulo apela para a cultura local.
Ao passo que, alguns estudiosos têm inclusive se dedicado a analisar esse fenômeno chamado localismo que encontra na ascensão mundial da cerveja artesanal um dos seu maiores expoentes. Pense em Brooklyn e Sierra Nevada como alguns dos exemplos mais famosos.
A cultura de localidades brasileiras ainda tem muito o que ser explorada. Nesse sentido, algumas cervejarias como a pernambucana Ekaut, a sergipana Uçá e a carioca De Janeiro já começara a investir nisso.
1- Cervejaria Ekaut por Maria Joana Pena, 2 – Cervejaria Uçá, 3 – Cervejaria De Janeiro, Coletivo Reverte
Artesanais ganham embalagens casuais
Um dos grandes trunfos da cerveja sobre outras bebidas é seu amplo espectro de ocasiões potenciais de consumo.
Estilo, educação do consumidor e planejamento de marketing definem se um produto será conduzido para ocasiões mais solenes ou para outras mais casuais.
Focando na última opção, a gradativa evolução do mercado já tem permitido que alguns estilos sejam consumidos sem cerimônia ou necessidade de copo ou taça, em ocasiões mais apropriadas para isso.
Essa é uma grande tendência que só tem a ganhar mais espaço e players com maiores escalas devem utilizar essas embalagens de forma estratégica em seus portfólios.
Dessa maneira se a sua escala permite custos acessíveis e se seu produto tem potencial vale a pena investir em embalagens com volumes para situações mais casuais como garrafas long neck.
1 – Cervejaria Backer, 2 – Cervejaria Narcose, 3 – Cerveja Praya, 4 – Cervejaria Farra, 5 – Cervejaria Blondine
Fonte: Catalisi | Texto: Felipe Freitas