Como os ultracongelados podem ajudar o seu negócio na retomada

espetinhos de carne ao lado de uma carne embalada a vácuo

Após o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, vários estados em conjunto com os municípios adotaram medidas restritivas para tentar conter a disseminação da doença.

Com isso, muitos empreendedores tiveram grandes desafios financeiros em seus estabelecimentos, principalmente aqueles que trabalham com alimentos. Contudo, vários outros empresários desse ramo se reinventaram e adotaram técnicas para conservação das comidas e outros produtos.

Agora, a retomada dos negócios de alimentação está cada vez mais próxima e os ultracongelados podem ajudar o seu estabelecimento a voltar com tudo.

Por isso, preparamos este post para te contar sobre as vantagens desses produtos e como esse tipo de alimento pode ser armazenado, utilizado e comercializado. Continue lendo e confira!

Alimentos ultracongelados durante o período pandêmico
No decorrer da pandemia, centenas de cidades utilizaram medidas sanitárias rígidas contra o grande avanço da covid-19, que resultou em milhares de casos e óbitos. Esse fato fez com que os proprietários de estabelecimentos alimentícios tomassem providências para evitar a perda dos seus alimentos.

Uma dessas maneiras foi congelar a maior parte possível das comidas perecíveis que estavam no estoque. Também, vários empresários optaram ou por produzir um alimento para ser ultracongelado logo após, ou por procurar fornecedores de comidas que já tem essa característica.

Outro acontecimento decorrente desse período foi o grande aumento dos bares e restaurantes que passaram a oferecer seus produtos por meio das redes sociais, aplicativos de delivery e por outros modelos de entrega. Mesmo assim, os pratos ultracongelados se tornaram um grande aliado para a produção mais prática desses alimentos.

Alimentos ultracongelados na retomada
Com a flexibilização das regras sanitárias após a pandemia, os bares, restaurantes, padarias, lanchonetes e outros estabelecimentos poderão funcionar normalmente com sua capacidade máxima.

Contudo, os hábitos e pensamentos dos consumidores provavelmente mudarão expressivamente após o momento.

Ou seja, haverá também aqueles clientes que permanecerão receosos ou que simplesmente se adaptaram a não frequentar esses locais e, portanto, passarão a realizar seus pedidos para receber e consumir em casa ou no local de trabalho.

Por conta disso, a modalidade de comidas congeladas permanecerá em alta, pois apresenta desde já um mercado promissor. Tal aumento dos serviços de entrega e de produção rápida dos alimentos para atender a demanda está aliado à técnica chamada de cook and chill.

O que significa “cook and chill”?
Cook and chill é uma expressão em inglês que se refere a “cozinhar e resfriar” e é atribuída a produção de comidas que são preparadas e logo após resfriadas em baixas temperaturas, mantendo as suas propriedades nutritivas e, sobretudo, o seu sabor.

É um processo fácil de ser implantado em seu negócio, mas demanda um investimento em equipamentos, como o ultracongelador.

Além disso, os profissionais que forem realizar esse procedimento devem tomar cuidado para utilizar o tipo certo de ultracongelamento para cada produto. Isso porque produtos delicados, por exemplo, podem ser prejudicados por uma queda muito brusca de temperatura, enquanto produtos mais densos precisam de um processo mais forte para serem ultracongelados rapidamente.

As melhores marcas do mercado possuem funções específicas para auxiliar o operador nessa tarefa, que já definem os melhores parâmetros para cada caso mencionado acima.

Veja como os ultracongelados podem ajudar seu negócio na retomada
Só pelo simples fato de utilizar alimentos ultracongelados em seu negócio, você pode usufruir de diversos benefícios proporcionados por esse uso. Dentre eles podemos destacar os seguintes.

Velocidade no processo
Como os pratos ultracongelados já estão praticamente prontos, a única coisa que falta fazer é descongelar e finalizar no forno convencional, forno combinado ou micro-ondas.

Esse processo é bastante rápido quando comparado ao preparo tradicional desses alimentos no momento que o cliente faz o pedido, o que é bom para os empresários e seus clientes simultaneamente.

Gera economia
É um dos fatores mais importantes para qualquer empreendimento. Pois bem, é possível economizar recursos financeiros com o sistema de congelamento.

A prova disso está tanto nos alimentos comprados já ultracongelados quanto no preparo em grande escala realizado de uma vez só para ser utilizado ao longo do tempo, economizando gás, tempo e produtos, pois esse preparo inicial será feito poucas vezes em grandes períodos.

Reduz o desperdício
Quando falamos de redes de alimentação e de outros estabelecimentos relacionados, uma das questões que vem em nossas cabeças e que é alvo de discussões, reportagens e investigações é o grande desperdício de alimentos no preparo da refeição e após o seu consumo.

Trabalhar com a cozinha de antecipação também reduz o desperdício, já que os pratos podem ser finalizados conforme a demanda e não é necessário fazer uma grande quantidade de comida que pode não ser vendida no mesmo dia.

Proporciona praticidade e versatilidade
Os alimentos ultracongelados são práticos para o dia a dia e podem ser utilizados a qualquer hora e em muitos lugares diferentes, basta ter as condições ideais para o seu descongelamento.

Por conta disso, muitas pessoas optam por esse tipo de prato para consumir em seu modo de preferência, apenas esquentando-o da maneira recomendada.

Para os comércios, oferecer essa versatilidade também é vantajoso, já que disponibilizar refeições semiprontas é outra maneira de atrair novos clientes e de aumentar o público-alvo.

Dicas finais
Antes de incluir qualquer alimento ultracongelado e o processo cook and chill no catálogo do seu estabelecimento, fique atento a todos os detalhes que envolvem essas técnicas para que não haja nada fora do padrão de qualidade dos produtos contemplados.

Outra dica final está na embalagem do alimento, que precisa ser atóxica e, portanto, totalmente apta para o contato com alimentos. Assim como os sacos a vácuo da Apack Embalagens, que o alimento não fica em contato com o oxigeno e nem com microrganismos, aumentando sua vida útil.

Fonte: Prática BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.