Skip to content Skip to footer

Tendências de comportamento em 2020

TrendWatching listou tendências de consumo que prometem estar presentes em 2020. Os temas podem ajudar os consumidores em seu planejamento e gerar oportunidade para criar novos produtos, serviços e campanhas, além de ajudar em um bom relacionamento. Confira quais são:

O mundo está em busca por um consumo mais sustentável há mais de uma década. No entanto, essa busca está chegando a um momento: a evolução do eco-consumo como peça de status.

Adidas, por exemplo, em 2008, firmou parceria com a Parley for the Oceans para produzir uma linha de tênis de edição limitada feita de plástico oceânico reciclado. Apenas 50 pares foram feitos. Já em 2019, a empresa fez 11 milhões de pares de tênis de plástico oceânicos.

“Quando as alternativas sustentáveis ​​são difundidas, acessíveis e tão boas ou melhores quanto a opção herdada, o eco-consumo se torna menos sobre o status de entrada e mais sobre a vergonha de sair. É por isso que, em 2020, milhões de consumidores buscarão produtos, serviços e experiências que os ajudem a aliviar a crescente eco-vergonha.”

Chegamos na era do sofisticado e raro ao acessível e difundido. E quais são as expectativas para o próximo ano? Uma mudança moral para os consumidores. Pois quando as alternativas ecológicas são tão disponíveis e acessíveis quanto as outras, não há razão para não escolhê-las.

Inteligência Artificial

As marcas estão assumindo uma nova forma em meio ao avanço digital. Como prova disso, o ramo de influenciadores virtuais vem crescendo consideravelmente no mercado.

Este ano uma agência de notícias chinesa lançou sua segunda âncora virtual de notícias. Outro exemplo é a Lil Miquela, uma influenciadora virtual do Instagram, que estrelou ao lado da supermodelo Bela Hadid em uma campanha da Calvin Klein .

“O cenário da mídia continua fragmentado. Canais digitais se multiplicam. Uma oportunidade? Em 2020, os consumidores prestarão mais atenção às marcas que se incorporam por meio de novos personagens e avatares virtuais, permitindo que eles habitem os canais digitais de maneiras mais ricas, imersivas e humanas.”

Cada vez mais os consumidores estão se acostumando a relacionamentos significativos com entidades movidas a Inteligência artificial, e essa tendência deve crescer ainda mais em 2020.

O futuro das redes sociais será feito de conexões significativas. As mídias cresceram em um nível que causou pontos positivos e negativos, e geralmente as plataformas se preocupam apenas em manter os seus “usuários viciados”.

Atualmente muitas redes estão sendo dominadas por maus internautas e é impossível ignorar as evidências de um cenário tóxico de bullying e assédio que tem abastecido as plataformas.

A previsão é que essa situação melhore no próximo ano e que os usuários estejam cada vez mais interessados em acompanhar conteúdos relevantes e não apenas entretenimento.

“Em 2020, os consumidores buscarão um antídoto para vastas e tóxicas comunidades online e plataformas de mídia social. Eles abraçarão espaços digitais menores e mais íntimos que facilitam conexões respeitosas e significativas, permitem que eles interajam com colegas que pensam da mesma forma e que realmente sejam eles mesmos.”

Leave a comment

0.0/5

Go to Top