A Aché Laboratórios foi a pioneira, no Brasil, a adotar o braile em todas as suas embalagens de medicamentos. Por conta do espaço, a marca optou por informar apenas o nome do produto e seu princípio ativo.
Porém, a busca por mais acessibilidade foi além. A Aché também disponibilizou a bula dos seus remédios em áudio, uma iniciativa para atender clientes idosos, analfabetos ou com perda de visão. A bula nesse formato pode ser solicitada nas farmácias ou acessada pela internet.
Outro caso exemplar é o da Kellogg’s, famosa pelos cereais matinais. A marca testou o uso de QR Code na embalagem do Coco Pops, um de seus produtos. O código leva à leitura, em voz alta, da lista de alergênicos e ingredientes do alimento.
O diferencial dessa iniciativa está no uso da tecnologia NaviLens, que permite que os smartphones identifiquem o QR Code da caixa a até três metros de distância, dispensando a necessidade de o cliente posicionar a câmera do telefone exatamente sobre o código.
Já a Herbal Essences aplicou uma ideia bastante interessante – e simples – para diferenciar o shampoo e o condicionador da marca. Enquanto o frasco do primeiro contem listras tateáveis, o condicionador possui círculos.
Outras ideias de acessibilidade para incluir na sua embalagem
Além desses cases, selecionamos mais algumas ideias que podem ajudar a sua marca a adotar embalagens mais acessíveis.
Projetar mecanismos fáceis de abrir, como aqueles que podem ser abertos com uma única mão. Considere a produção de embalagens que possuam diversas formas de abri-las.
Torne a embalagem visualmente clara. Aproveite cores altamente visíveis e de alto contraste que são facilmente lidas por pessoas com deficiência visual. Use um tipo de letra grande, com fontes fáceis de ler, para informações importantes, como o nome do produto e a validade.
Use símbolos: semelhante ao exemplo acima, as marcações táteis nas embalagens podem ser usadas para sinalizar o que é o produto.
Ao desenvolver uma embalagem mais acessível, lembre-se de que esses recursos não devem prejudicar o apelo visual do seu produto, mas sim aumentar seu apelo geral, portanto, a embalagem precisa superar os desafios de design e aplicação.
Desenvolver produtos com embalagens acessíveis mostra o quanto uma empresa se preocupa com questões sociais e preza pela inclusão.
Fonte: Indumak