Muitas marcas, campanhas, produtos provavelmente fizeram parte da vida dos seus avós, dos seus pais e estão presentes até hoje. Certas embalagens bastante populares souberam se adaptar, incorporando diferentes estilos de ilustração, fotografia e tipografia em seus rótulos e universo visual. Confira como era o design desses produtos no século XX e como estão hoje essas embalagens.
1- Aviação
Lançada em 1920, a manteiga aviação tornou-se ícone para a categoria de laticínios no Brasil. A embalagem reconhecida pela ilustração do avião estampada na lata passou apenas por pequenas alterações durante a sua história. A embalagem atual ganhou uma tampa nova e um visual mais limpo e moderno, mas sem perder as características mais marcantes da versão original.
2 – Leite Moça
O Leite Moça foi lançado no Brasil em 1890, com o nome de Milkmaid. Como o nome era impopular e a embalagem tinha a ilustração de uma camponesa, o produto foi batizado pelo público como leite condensado “da Moça”. A Nestlé oficializou esse nome anos mais tarde e atualizou a embalagem ao longo dos anos.
3 – Nescau
Pensado para o mercado brasileiro, o Nescau lançado em 1932 com o objetivo de ser um complemento energético para o café da manhã de crianças e adultos. No começo, o achocolatado era chamado de “Nescáo”, a mistura das palavras “Nestlé” e “Cacáo”, como era escrito “cacau” antigamente.
4 – Toddy
O Toddy foi lançado no Brasil em 1933, como concorrente direto para o Nescau. A primeira versão da embalagem possuía estilo clássico, com ornamentos, ilustrações e tipografia bem trabalhadas, direcionada a todas as idades. Hoje em dia, a embalagem tem visual divertido, voltado para o público jovem.
5 – Bombril
De acordo com o site oficial, o Bombril foi lançado em 1948. A primeira embalagem era feita de papel e acompanhava o estilo da época: cores chapadas e ilustrações detalhadas. Hoje a embalagem é de plástico e traz algumas lembranças da anterior, como a tipografia utilizada na logo.
Fonte: exame.com