Lockdown foi descartado em todo o Estado de São Paulo e plano de retomada acontece em cinco em etapas; os setores serão priorizados de acordo com a vulnerabilidade econômica e empregatícia.
O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (27) a “retomada consciente”, que começara a ser implantada no estado entre 1º e 15 de junho. Além das medidas de higiene já adotadas, um conjunto de regras foram anunciadas para flexibilizar a quarentena.
“A partir do dia 1º de junho, por 15 dias, manteremos a quarentena, porém, com uma retomada consciente de algumas atividades econômicas no estado de São Paulo”, disse o governador, João Doria.
As medidas atuais de isolamento social seguem iguais até o próximo dia 31. Segundo o governo, a estimativa é que 65 mil vidas tenham sido salvas com a inciativa desde o início de março. Em seguida, plano de retomada consciente ficará em constante monitoramento e acontecerá de forma gradual. Doria não desconsiderou possíveis alterações na ação, caso a situação volte a piorar no Estado de São Paulo.
A flexibilização já havia sido anunciada no começo de maio, mas foi cancelada devido ao aumento casos confirmados no estado. Agora, o plano seguirá ativo por conta da antecipação dos feriados, que resultou em um aumento de 2% do isolamento na última semana.
COMO FOI FEITA A DIVISÃO?
Dividido em cinco fases, cada cor representa a ordem dos comércios que serão abertos. Os setores serão priorizados de acordo com a vulnerabilidade econômica e empregatícia.
O município de São Paulo está na cor laranja. A definição permite a abertura de atividades imobiliárias (com restrições), concessionárias (com restrições), comércio (com restrições) e shopping center (com restrições). Já a Grande São Paulo permanece na fase vermelha (sem permissão para abrir comércios).
FASE 1 – VERMELHA
Alerta máximo: fase de contaminação com liberação apenas para serviços essenciais
FASE 2 -LARANJA
Controle: fase de atenção, com eventuais liberações
FASE 3 – AMARELA
Flexibilização: fase controlada, com maior liberação de atividades
FASE 4 – VERDE
Abertura parcial: fase decrescente, com menores restrições
FASE 5 – AZUL
Normal controlado: fase de controle da doença, liberação de todas as atividades com protocolos
QUAIS SÃO AS MEDIDAS PARA SEGUIR COM O PLANO ATIVO?
- Manter e ampliar o uso de máscaras
- Manter o distanciamento social
- Continuar evitando a circulação desnecessária de pessoas
- Ampliar ainda mais o número de leitos de UTI
- Ampliar a testagem da população
- Manter estáveis os índices de transmissão, número de casos, ocupação de UTI e óbitos
- Iniciar a discussão com o setor privado dos protocolos em saúde para preparar o momento adequado da retomada
- Os setores que desejam solicitar a reabertura devem apresentar planos com protocolos para a Prefeitura. Outros detalhes das flexibilizações serão apresentados em outra coletiva de imprensa na próxima quinta-feira (28).